Mais de 50 mil sírios voltaram para casa da Turquia desde queda de Assad
Mais de 50 mil refugiados sírios cruzaram a fronteira turca para voltar para casa desde que o presidente Bashar al-Assad foi derrubado por rebeldes liderados por islamistas há um mês, disse o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, nesta quinta-feira (9).
“Em um mês, 52.622 retornaram voluntariamente ao seu país, com segurança e dignidade”, disse o ministro aos repórteres do lado de fora do posto de fronteira de Cilvegozu, na província de Hatay, no sul da Turquia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As autoridades turcas haviam indicado anteriormente que, nos 17 dias após a queda de Bashar al-Assad, 30.663 sírios haviam retornado ao seu país.
Dos repatriados, 41.437 retornaram à Síria com suas famílias e 11.185 retornaram sozinhos, de acordo com o ministro.
A Turquia, que compartilha uma fronteira de mais de 900 km com a Síria, é o lar de cerca de 2,92 milhões de sírios que fugiram da guerra civil que eclodiu no país em 2011.
As autoridades turcas, buscando apaziguar o sentimento antissírio entre sua população, permitem que um membro de cada família de refugiados viaje para a Síria e retorne à Turquia no máximo três vezes até 1º de julho de 2025, para dar-lhes tempo de se preparar para voltar ao seu país de origem.