Governo Lula condena tentativa de golpe na Bolívia e manifesta apoio a Luis Arce
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que o governo federal estará em "interlocução permanente" com as "autoridades legítimas bolivianas" e com os governos dos demais países da América do Sul
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a tentativa de golpe de Estado na Bolívia nesta quarta-feira, 26. A gestão federal manifestou, em nota, apoio e solidariedade ao presidente Luis Arce e ao governo boliviano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país", divulgou o Palácio Itamaraty em nota. "O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos."
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que o governo federal estará em "interlocução permanente" com as "autoridades legítimas bolivianas" e com os governos dos demais países da América do Sul. O diálogo, segundo a gestão brasileira, será "no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região".
"Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia", acrescentou o Itamaraty.
Nesta tarde, Lula convocou uma reunião de emergência com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e com o assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, para tratar sobre a tentativa de golpe no país vizinho, informaram fontes ao Broadcast Político. A reunião já teve início e ocorre no Palácio do Planalto.
Há pouco, o chefe do Executivo brasileiro se manifestou no X, antigo Twitter. "A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina", escreveu. "Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão presidido por Luis Alberto Arce."
O POVO apresenta seus cinco canais com notícias relacionadas à política cearense; aos acontecimentos do cotidiano; à cobertura esportivas; às pautas econômicas; e às novidades dos famosos e realities.
Confira e clique nos links abaixo para seguir:
- Últimas Notícias: as principais notícias sobre o Ceará, o Brasil e todo o mundo
- Economia: aqui, você vai ficar sabendo em primeira-mão das notícias sobre concursos/vagas de emprego, empresas e também finanças pessoais
- Política: mais um espaço para O POVO e seus leitores interagirem sobre política no Ceará e no Brasil, agora mais de perto
- Esportes: as mais relevantes atualizações do esporte cearense, brasileiro e internacional
- Famosos, TV e Realities: um canal para quem quer ficar ligado nas novidades a qualquer hora do dia com conteúdos diretamente do Vida&Arte e do Divirta-se do O POVO