Abril bate mais de 100 recordes de calor no Vietnã

Embora abril e maio sejam normalmente os meses mais quentes do ano no sudeste asiático, os especialistas afirmam que a mudança climática e o fenômeno El Niño tornam o calor especialmente intenso este ano

08:21 | Mai. 04, 2024

Por: AFP
Aparelhos de ar-condicionado do lado de fora de um prédio em Hanói, Vietnã (foto: Nhac NGUYEN/AFP)

Mais de 100 estações meteorológicas no Vietnã registraram recordes históricos de temperatura em abril, coincidindo com uma onda de calor no sul e sudeste asiático, segundo a agência meteorológica nacional.

Da Índia às Filipinas, uma onda de calor devastou esta região nas últimas semanas, causando mortes por ataques cardíacos, fechamento de escolas e apelos desesperados por chuva.

No caso do Vietnã, o país registrou três ondas de calor em abril, segundo dados publicados na sexta-feira pelo centro meteorológico nacional.

Dois municípios atingiram a temperatura de 44 ºC, a apenas dois décimos do recorde nacional de calor registrado em 7 de maio do ano passado.

Mas um total de 102 estações meteorológicas, especialmente concentradas no norte e centro do Vietnã, atingiram temperaturas máximas históricas, que foram entre 2 ºC e 4 ºC superiores às do mesmo período do ano anterior.

Em sete estações, o mercúrio ultrapassou os 43 ºC.

A agência meteorológica prevê um tempo mais quente em maio, com temperaturas entre 1,5 e 2,5 graus acima da média.

Embora abril e maio sejam normalmente os meses mais quentes do ano no sudeste asiático, os especialistas afirmam que a mudança climática e o fenômeno El Niño tornam o calor especialmente intenso este ano.