Milei critica o socialismo em convenção conservadora nos Estados Unidos

"Não deixem o socialismo avançar", afirmou no sábado (24) o presidente da Argentina, Javier Milei, durante uma convenção ultraconservadora na região de Washington, em um discurso em que chamou a justiça social de "aberração".

Milei discursou na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) e tentou aprofundar a ideia que apresentou no Fórum Econômico de Davos: o mundo "está em perigo" devido ao socialismo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O presidente ultraliberal, que venceu as eleições de novembro, falou sobre sua ideologia e concluiu: "Os socialistas arruínam nossas vidas".

A mensagem foi clara: "Não apoiem a regulação, não apoiem a ideia de falhas de mercado, não permitam o avanço da agenda assassina do aborto e não se deixem levar pelo canto da sereia da justiça social".

"Eu venho de um país que comprou todas estas ideias estúpidas" e de ser um "dos mais ricos do mundo, agora está no 140º lugar", afirmou.

Milei chegou ao poder com um discurso reformista. Ele emitiu um megadecreto que modifica centenas de leis para tentar reverter uma crise que mantém mais de 50% da população na pobreza, com uma inflação anual de 211% em 2023. Também desvalorizou o peso em 50%, liberalizou preços e retomou um programa de crédito de 44 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Mas algumas reformas provocaram grandes manifestações nas ruas e críticas da esquerda.

Na CPAC. ele disse que encontrou "grandes resistências" ao Decreto de Necessidade de Urgência e à 'Lei Omnibus' por "parte dos beneficiários do sistema, ou seja, a casta corrupta".

Milei defendeu o capitalismo, que seria acusado de ser "um sistema hiperindividualista" diante do "altruísmo socialista com o dinheiro alheio".

"A aberração acontece em nome da justiça social", protestou. "Como diz o grande Jesús Huerta de Soto, a justiça social é violenta e injusta, ou seja, não é justa, nem social, nem nada, é uma aberração", destacou, ao cintar um economista espanhol.

Milei parafraseou o lema do ex-presidente republicano Donald Trump "Make America Great Again" (MAGA).

O ex-presidente americano discursou um pouco antes de Milei, com quem teve um encontro nos bastidores, e disse que o argentino é "um grande cavalheiro, ele é MAGA". E brincou que a Argentina é um dos poucos países que podem utilizar a sigla em inglês (Make Argentina Great Again).

"Não vamos desistir de tornar a Argentina grande novamente", disse Milei.

erl/db/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA Argentina política economia Donald Trump Nayib Bukele Javier Milei Adriana Leal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar