Não haverá libertação de reféns nem trégua antes de 6ª feira, dizem autoridades de Israel

Nenhum refém israelense sequestrado pelo Hamas será libertado antes de sexta-feira, e tampouco haverá trégua entre Israel e o grupo islamista palestino antes desse dia, anunciaram as autoridades israelenses.

Não haverá "pausa" nos combates, indicou à AFP um funcionário israelense sob anonimato, adiando a trégua que era esperada que começasse às 10h00 locais, segundo outra fonte israelense.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"As negociações para a libertação de nossos reféns não param", indicou em um comunicado Tzachi Hanegbi, titular do Conselho de Segurança Nacional israelense, acrescentando que "as libertações começarão segundo o acordo original entre as partes e não antes de sexta-feira".

Nenhuma das duas fontes deram mais explicações.

A imprensa israelense havia noticiado sobre um projeto de libertação dos primeiros reféns ao meio-dia local. À noite, o gabinete do governo chegou a convidar jornalistas a Tel Aviv para um centro de imprensa dedicado ao "retorno dos reféns".

Israel e Hamas anunciaram nesta quarta-feira um acordo que prevê a libertação de 50 reféns mantidos na Faixa de Gaza em troca de 150 palestinos detidos em prisões israelenses, e uma trégua de quatro dias no território palestino.

A guerra entre Israel e Hamas teve início em 7 de outubro, após o ataque sem precedentes do movimento palestino em território israelense a partir de Gaza.

Segundo as autoridades israelenses, ao menos 1.200 pessoas morreram, a maioria civis, e cerca de 240 foram sequestradas e levadas como reféns a Gaza. Em resposta, Israel prometeu que vai "aniquilar" o Hamas e iniciou um bombardeio incessante contra a Faixa de Gaza. O Exército israelense também realiza desde o fim de outubro uma ofensiva terrestre neste território.

Segundo o governo do Hamas, mais de 14.000 pessoas morreram nos bombardeios israelenses contra Gaza desde o início da guerra, entre eles mais de 5.800 menores.

slb/hmw/imm/atm/mar/hgs/arm/mvv/am/ic/rpr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Israel palestinos Hamas reféns trégua Tzachi Hanegbi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar