Início de exercícios militares entre Armênia e EUA

Armênia e Estados Unidos começaram nesta segunda-feira (11) exercícios militares conjuntos perto da capital armênia Yerevan, segundo um porta-voz do Exército americano.

A organização destes exercícios marca a distância tomada por este pequeno país do Cáucaso em relação à Rússia, seu aliado tradicional.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Confirmamos que a cerimônia de abertura dos exercícios Eagles Partner 2023 começou", indicou à AFP um porta-voz do Exército americano para Europa e África, três dias depois de que a Rússia convocou o embaixador armênio em Moscou para denunciar "medidas hostis".

Os armênios acusam a Rússia e seu pessoal de manutenção da paz não cumprir sua missão no conflito em Nagorno-Karabaj, território que Armênia disputa com Azerbaijão há décadas.

Segundo o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinian, a Rússia é incapaz de manter o controle sobre o corredor de Lachin ou não tem vontade de fazê-lo.

Supõe-se que esta rota terrestre entre Armênia e Nagorno-Karabaj está sob controle de uma força de manutenção da paz russa devido à guerra com Azerbaijão em 2020. Porém, há meses está bloqueada de fato pela parte azerbaijã, o que provoca escassez na região.

As manobras "Eagle Partner 2023" serão realizadas até 20 de setembro no centro de treinamento Zar.

bur/mar/zm/jc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA Armênia diplomacia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar