Blinken reafirma apoio à independência do Cazaquistão em momento de temor pela Ucrânia

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, reafirmou nesta terça-feira (28) o apoio dos Estados Unidos à independência e integridade territorial do Cazaquistão, durante uma viagem que pretende fortalecer a influência de Washington na Ásia Central, abalada pela invasão da Rússia ao território da Ucrânia.

"Como vocês sabem bem, os Estados Unidos apoiam fortemente a soberania do Cazaquistão, sua independência, sua integridade territorial", afirmou Blinken após uma reunião com o chefe da diplomacia cazaque.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Às vezes, apenas dizemos estas palavras e elas realmente não têm significado. E, claro, neste momento específico, elas têm ainda mais ressonância do que o normal", disse Blinken, em referência à invasão da Rússia à Ucrânia.

Ele insistiu que Washington está "decidido a fortalecer ainda mais" a relação com o Cazaquistão, aliado da Rússia que se aproximou dos Estados Unidos desde sua independência após o colapso da União Soviética.

O chefe da diplomacia americana se reuniu com o presidente Kassym-Jomart Tokayev e também se encontrará com os ministros das Relações Exteriores das ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central, que incluem Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

sct/dt/rox/mas/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito Rússia diplomacia Cazaquistão Ucrânia Vladimir Putin Kassym-Jomart Tokayev Antony Blinken

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar