Itália e Líbia firmam acordo gasífero durante visita de Meloni a Trípoli

Autor AFP Tipo Notícia

A companhia energética italiana Eni firmou, neste sábado (28), um acordo gasífero no valor de 8 bilhões de dólares com a companhia nacional de petróleo da Líbia, durante uma visita da chefe de governo da Itália, Giorgia Meloni, a Trípoli.

Os governos europeus buscam alternativas ao gás russo após a drástica redução no fornecimento causada pela invasão da Ucrânia há quase um ano, que fez os preços dispararem, obrigando os países a arcar com altos custos em subsídios.

A Eni declarou que se tratava do primeiro grande projeto na Líbia desde o princípio dos anos 2000 e que supõe o desenvolvimento de dois campos de gás offshore.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A produção combinada de gás das duas estruturas começará em 2026 e alcançará um pico de 750 milhões de pés cúbicos de gás padrão por dia", disse a companhia italiana em comunicado.

O acordo foi assinado na presença da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e de seu anfitrião, Abdelhamid Dbeibah, chefe do governo líbio de Unidade Nacional.

"A Líbia é uma prioridade para a Itália, para a estabilidade do Mediterrâneo, para a segurança italiana e para os grandes desafios que a Europa enfrenta, como a crise energética", disse Meloni aos jornalistas.

Ex-metrópole colonial da Líbia, a Itália é atualmente um importante parceiro comercial do país africano, sobretudo na exploração de hidrocarbonetos.

No início desta semana, Meloni esteve na Argélia, em uma viagem para fortalecer a cooperação entre ambos os países no setor dos hidrocarbonetos.

Na Líbia, além do aspecto econômico, a questão migratória esteve no foco das discussões.

Meloni anunciou um acordo bilateral para "conter o fluxo de imigração ilegal" procedente do litoral líbio, um problema "que não afeta apenas a Itália, mas também toda a Europa", declarou.

A Itália está na linha de frente diante da chegada em massa de migrantes irregulares procedentes do litoral da Líbia e Meloni chegou ao poder em outubro prometendo pôr fim à imigração irregular.

Mais de 105.000 imigrantes chegaram à Itália por via marítima em 2022, segundo o Ministério do Interior italiano.

rb/fka/vl/meb/js/rpr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

diplomacia energia Italia Libia migração Giorgia Meloni Abdulhamid Dbeibah

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar