Pinturas de filho de Biden são alvo de investigação parlamentar nos EUA

Os quadros pintados pelo filho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o ex-empresário que se tornou artista Hunter Biden, estiveram no centro de uma investigação legislativa liderada pelos republicanos, que acusam a família do presidente de "vender acesso e influência".

O chefe de um poderoso comitê da Câmara dos Representantes escreveu, nesta quarta-feira (25), para uma galeria de Nova York que exibe obras do artista, exigindo que forneça ao Congresso uma lista de compradores de suas peças.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Seu acordo com Hunter Biden levanta sérias preocupações éticas e coloca em questão se a família Biden está novamente vendendo acesso e influência", disse o republicano James Comer em carta.

Comer também convida o proprietário da galeria, Georges Bergès, a depor perante o Congresso em fevereiro.

Hunter Biden é um dos alvos favoritos do campo republicano, que, com sua nova maioria na Câmara, prometeu abrir uma série de investigações sobre o presidente democrata.

Os republicanos apontam em particular o risco de que representantes da indústria e do mercado financeiro comprem seus quadros com o único fim de obter favores da Casa Branca.

Segundo James Comer, algumas das pinturas expostas por essa galeria nova-iorquina custaram até 225 mil dólares.

"Quem pagaria grandes quantias por obras de Hunter Biden que, pode-se dizer, não valem nada? Ele não é nenhum Pablo Picasso", declarou o legislador conservador em sua conta no Twitter.

Consultada pela AFP, a princípio, a galeria não fez comentários.

O filho mais novo do presidente foi muitas vezes criticado por ter interesses econômicos na Ucrânia e na China quando seu pai era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017).

cjc/seb/llu/dga/ic/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito política Ucrania pintura arte Hunter Biden James Comer Barack Obama Joe Biden

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar