Pastores morrem em explosão de bomba na Nigéria

Vinte e sete pastores morreram e vários ficaram feridos nesta quarta-feira (25) na explosão de uma bomba em uma região de tensão étnica e religiosa no centro da Nigéria, informou a polícia.

Os pastores estavam com seu gado na aldeia de Rukubi, centro do país, quando uma bomba explodiu. A cidade fica no limite dos estados de Nasarawa e Benue.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Estimamos que 27 pessoas tenham morrido na explosão, assim como muitas cabeças de gado", disse Maiyaki Muhammed Baba, comissário da polícia do estado de Nasarawa. "Várias outras pessoas ficaram feridas, e o número de mortos pode aumentar".

A polícia investiga a origem da explosão. Um grupo que reúne pastores acusou o Exército da Nigéria: "Foi um bombardeio. Matou 27 pessoas", declarou Lawal Dano, representante da associação de criadores de gado Miyetti Allah. O Exército não respondeu ao contato feito pela AFP.

O Exército já bombardeou acidentalmente civis no nordeste e noroeste do país, onde tropas lutam contra grupos jihadistas e criminosos.

O acesso à água e às pastagens está na origem de um conflito que já dura décadas entre pastores e agricultores na Nigéria central. A disputa ganhou um contorno étnico e religioso nos últimos anos, uma vez que a maioria dos pastores são muçulmanos, e os agricultores, cristãos.

bur/lhd/js/cpy/prh/eg-sag/dl/lb/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

minoria Nigéria agricultura acidente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar