Alemanha condena julgamento 'paródia' do Nobel da Paz Bialiatski em Belarus
A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, chamou de "paródia" o julgamento do ativista bielorrusso preso Ales Bialiatski, um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2022, uma "paródia" e denunciou "motivações políticas".
Bialiatski e seus colaboradores Valentin Stefanovitch e Vladimir Labkovitch "comparecem à Justiça unicamente por seu compromisso a favor dos direitos humanos", denunciou o Ministério das Relações Exteriores no Twitter.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Bialiatski, de 60 anos, e seus colaboradores foram presos após protestos multitudinários contra o regime em 2020. Nesse ano, o presidente Alexander Lukashenko reivindicou a vitória em uma eleição considerada fraudulenta pela comunidade internacional.
Bialiatski recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua defesa dos direitos humanos, junto com a organização russa Memorial e a ucraniana Centro para as Liberdades Civis.
clp/mat/am/meb/eg/tt