Os ex-jogadores na comissão técnica de Tite

O técnico da seleção brasileira, Tite, tem a seu lado experiência de sobra para comandar a Seleção, que entra em campo na sexta-feira para enfrentar a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar e seguir com o sonho do sexto título mundial.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Campeão na Copa do Mundo dos Estados Unidos-1994, Cláudio Taffarel é o preparador de goleiros da Seleção desde 2014, dois anos antes de Tite assumir o comando da equipe.

O ex-goleiro, considerado um dos melhores da história do Brasil, é responsável pelos treinos de Alisson, Weverton e Ederson.

Até o momento, o Brasil sofreu dois gols em quatro partidas, com boas atuações de Alisson contra a Coreia do Sul (vitória de 4-1 nas oitavas) e de Ederson contra Camarões (derrota 1-0 na fase de grupos).

Também vice-campeão na França-1998, Taffarel, com 56 anos, perdeu no Catar para o alemão Manuel Neuer o recorde de goleiros com mais partidas em Copas do Mundo (19 contra 18).

Coordenador da seleção desde julho de 2019, após o título da Copa América, Juninho Paulista, de 49 anos, supervisiona o trabalho da comissão técnica e questões administrativas e logísticas da Seleção nacional.

Ele é responsável por programar amistosos e supervisionar a hospedagem, centros de treinamento e viagens, entre outras questões.

"Eu costumo dizer, quando eu era jogador eu via a roupinha ali pronta, tudo arrumado para jogar. Mas para ter isso tem um trabalho grande por trás", declarou em setembro em uma entrevista à TV Globo ao explicar suas funções.

Campeão da Copa do Mundo Coreia e Japão-2002, o último Mundial vencido pelo Brasil, o talentoso ex-meia do São Paulo, Middlesbrough (ING) e Atlético de Madrid (ESP) assume o papel de porta-voz em alguns casos, como quando o Brasil reclamou das condições ruins do gramado do estádio 974, em Doha.

Vice-campeão na França-1998, César Sampaio é um dos homens de confiança de Tite, ao lado dos também auxiliares técnicos Cléber Xavier e Matheus Bachi, filho do treinador.

Ele chegou à Seleção brasileira por convite de Juninho Paulista. Em um primeiro momento foi assistente temporário e, em outubro de 2019, foi oficializado no cargo.

O ex-jogador de Santos e Palmeiras, de 54 anos, reveza com Cléber Xavier para acompanhar Tite nas coletivas de imprensa. Ambos falam com propriedade sobre o esquema tático da equipe e dos rivais.

A comissão técnica de Tite conta ainda com o ex-zagueiro Ricardo Gomes, capitão do Brasil na Copa do Mundo da Itália-1990.

Gomes, 57 anos, é observador técnico, ou seja, responsável por analisar os rivais e potenciais adversários da Seleção.

O ex-jogador do Fluminense, Benfica e Paris Saint Germain chegou à comissão em março, 11 anos depois de sofrer um AVC hemorrágico do qual ainda não se recuperou por completo.

Como técnico, Ricardo Gomes trabalhou no PSG e Bordeaux, entre outros.

Em 2011, ano do AVC, protagonizou um duelo com Tite pelo título do Brasileirão: o Corinthians do atual técnico da seleção superou o Vasco da Gama, treinado por Gomes até o meio da temporada, por apenas dois pontos e levou o título.

raa/psr/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BRA CRO fbl Mundial 2022 Catar WC Alisson Becker Vasco da Gama Carlos Campos César Sampaio Juninho Paulista Manuel Neuer Ricardo Gomes Weverton Pereira da Silva

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar