Premiê armênio anuncia reunião com Putin e líder do Azerbaijão na próxima semana

O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, anunciou nesta quarta-feira (26) que viajará para a Rússia na próxima semana para participar de uma cúpula com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, a convite do Kremlin, informaram as agências de notícias russas.

"Há um convite do presidente russo para realizar uma reunião tripartida em Sochi, em 31 de outubro. Confirmei minha participação", disse Pashinyan, segundo as agências russas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele acrescentou que não sabia se o lado do Azerbaijão também havia confirmado.

Segundo ele, os três líderes tratarão de questões relacionadas à "estabilidade e segurança" do enclave separatista de Nagorno-Karabakh, de maioria armênia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, não confirmou nem negou a realização desta cúpula na próxima semana.

"Há preparativos para essa reunião tripartida, vai acontecer, mas depois informaremos o local e a data", disse à imprensa.

A Armênia, aliada da Rússia, e o Azerbaijão, apoiado pela Turquia, travaram duas guerras nas últimas três décadas pelo controle de Nagorno-Karabakh.

A última guerra, no outono de 2020, deixou 6.500 mortos e terminou com um cessar-fogo mediado pela Rússia, que enviou um contingente de forças de paz.

bur/lpt/mis-meb/mb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Armenia Azerbaiyán conflito Rusia política

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar