Biden se reúne com o presidente israelense antes das eleições

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente de Israel, Isaac Herzog, celebraram nesta quarta-feira (26) o acordo que delimita a fronteira marítima entre Israel e Líbano. Também disseram que vão tratar da ameaça que os drones fornecidos pelo Irã à Rússia representam para a Ucrânia.

Ao lado de Herzog no Salão Oval da Casa Branca, o presidente americano destacou o acordo com o Líbano como um "avanço histórico".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Foi muito corajoso de sua parte dar um passo à frente e fazê-lo", disse Biden a Herzog.

"Foi preciso muita coragem" e "uma diplomacia persistente" para alcançá-lo, afirmou Biden sobre o pacto que permitirá a ambos os países desenvolverem projetos energéticos e gerará "esperança e oportunidades econômicas".

A visita foi realizada em meio à tensão sobre o futuro das atividades nucleares do Irã.

O governo de Biden tenta salvar um acordo para restabelecer o controle internacional sobre o programa civil iraniano em troca do alívio das sanções. Israel se opõe.

A Ucrânia, onde os Estados Unidos lideram os esforços internacionais na defesa do país da invasão russa, também foi destaque.

Israel se mostrou relutante em se envolver no conflito, apesar dos apelos da Ucrânia.

No entanto, a viagem de Herzog destacou a preocupação de Israel com o crescente papel desempenhado pelo Irã, acusado de fornecer drones letais utilizados pela Rússia contra alvos civis ucranianos.

O Irã "está se movendo em direção às armas nucleares e está fornecendo armais letais que estão matando inocentes na Ucrânia e creio que a questão iraniana será um grande desafio a debater", disse Herzog.

Na terça, Herzog se reuniu com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e anunciou que seu país compartilha informações de inteligência para comprovar que o Irã forneceu drones militares aos russos.

"As armas iranianas têm um papel-chave na desestabilização do nosso mundo e a comunidade internacional deve aprender as lições, agora e no futuro", disse Herzog.

O presidente israelense afirmou que Biden participará da cúpula sobre o clima COP27 no Egito no próximo mês, mas a Casa Branca não confirmou.

A visita de Herzog ocorreu dias antes da quinta eleição em Israel em menos de quatro anos, na qual o ex-primeiro-ministro de linha dura Benjamin Netanyahu, que manteve relações tensas com os governos democratas dos EUA, tentará recuperar o poder.

O encontro ocorreu também duas semanas antes das eleições de meio de mandato nos EUA, nas quais os democratas podem perder o controle do Congresso.

sms/mlm/erl/db/jc/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA diplomacia política Israel

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar