Presidente israelense compartilha com EUA informações sobre drones iranianos na Ucrânia

O presidente israelense, Isaac Herzog, declarou nesta terça-feira (25) que compartilhou com os Estados Unidos informações de inteligência que provam que o Irã forneceu para a Rússia os drones que causaram destruição na Ucrânia e pediu uma resposta dura.

Os Estados Unidos e a União Europeia já chegaram a uma conclusão semelhante, mas Israel pressiona por uma ação forte contra o estado clerical do Irã, que considera sua maior ameaça.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Herzog, que desempenha um papel principalmente cerimonial, se reuniu com o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, em uma visita a Washington na qual será recebido pelo presidente Joe Biden na quarta-feira.

"As armas iranianas desempenham um papel fundamental na desestabilização do nosso mundo e a comunidade internacional deve aprender suas lições, agora e no futuro", disse Herzog. "O mundo deve falar com o Irã na mesma língua: uma língua dura, unida e intransigente".

O gabinete de Herzog declarou em um comunicado que compartilharia imagens avaliadas por Israel que mostram semelhanças entre drones abatidos na Ucrânia e peças que foram testadas no Irã em dezembro de 2021 e exibidas em uma exposição em 2014.

No início da reunião, Blinken afirmou que os Estados Unidos e Israel estavam "unidos contra as ações perigosas, desestabilizadoras e terroristas que o Irã está tomando".

"O fornecimento de drones para a Rússia por parte do Irã para permitir mais agressões contra a Ucrânia e o povo ucraniano está mostrando resultados terríveis", disse.

O secretário de Estado americano também opinou sobre a violência na Cisjordânia ocupada, onde seis palestinos morreram e vinte ficaram feridos em várias operações das forças israelenses nesta terça-feira.

"Pedimos a todos que tomem as medidas necessárias para tentar reduzir essa violência e evitar ações ou declarações que possam incitá-la", pediu Blinken.

A visita de Herzog ocorre dias antes da quinta eleição em Israel em menos de quatro anos, na qual o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que teve relações tensas com as administrações democratas nos Estados Unidos, busca retornar ao poder.

Apesar das descobertas sobre os drones iranianos, Israel tem sido cauteloso em apoiar a Ucrânia, levando em consideração o papel militar ativo da Rússia na Síria, seu país vizinho. Por exemplo, não está disposto a fornecer ao país o Domo de Ferro, seu escudo aéreo de última geração desenvolvido com os Estados Unidos.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, ao falar em um fórum israelense na segunda-feira, afirmou que a Rússia encomendou 2.000 drones iranianos e instou Israel a "ajudar a Ucrânia de verdade".

sct/dw/ad/dga/ap/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito Rússia drones Irã diplomacia Israel Ucrania Joe Biden Isaac Herzog Benjamin Netanyahu Antony Blinken

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar