Irã denuncia "hipocrisia" de Joe Biden

O Irã denunciou nesta terça-feira a "hipocrisia" do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que prometeu novas sanções contra Teerã após a repressão dos protestos no país.

Uma onda de protestos afeta o Irã desde a morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que foi detida pela polícia da moral de Teerã por supostamente violar o rígido código de vestimenta que obriga as mulheres a usar o véu.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dezenas de pessoas, principalmente manifestantes, mas também policiais, morreram nos protestos, que as autoridades iranianas chamam de "distúrbios". E centenas foram detidas.

"Teria sido melhor se Joe Biden pensassem um pouco sobre o histórico de direitos humanos de seu país antes de falar sobre a situação humanitária (no Irã), embora a hipocrisia não exija uma reflexão profunda", afirmou no Instagram o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Nasser Kanani.

"O presidente americano deveria estar preocupado com as (consequências das) inúmeras sanções... contra a nação iraniana, que representam claramente um exemplo de crime contra a humanidade", disse.

Joe Biden anunciou na segunda-feira que Washington vai impor mais sanções ao Irã nesta semana em resposta à violenta repressão a "manifestantes pacíficos" no país.

"Os Estados Unidos estão com as mulheres iranianas e todos os cidadãos iranianos que inspiram o mundo com sua coragem", afirmou.

Biden não revelou indícios do tipo de medida que considera impor para punir Teerã.

O Irã já está sob sanções econômicas dos Estados Unidos devido em parte ao seu controverso programa nuclear.

Teerã insiste que este programa tem finalidades civis, mas a comunidade internacional suspeita que visa a construção de uma arma atômica.

pdm/sk/vl/meb/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA Irã Mulheres polícia manifestação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar