Empresário López Aliaga, o 'Bolsonaro peruano', lidera disputa para prefeitura de Lima

O empresário ultraconservador Rafael López Aliaga, o "Bolsonaro peruano", assumiu nesta segunda-feira (3) a liderança na disputa pela prefeitura de Lima, à frente do general aposentado Daniel Urresti, após 97% dos votos apurados.

López Aliaga obtêm 23,58% dos votos, segundo o novo relatório do órgão eleitoral ONPE, superando Urresti (22,76%), que na noite de domingo liderava a disputa no primeiro relatório das eleições para prefeitos e governadores.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A vitória de López Aliaga é certa [...], a tendência é irreversível", disse no Twitter o analista político e ex-chefe do ONPE, Fernando Tuesta.

Lima, principal praça eleitoral do país, chamou a atenção nas eleições de domingo, que aconteceram tranquilamente em todas as cidades e povoados da Amazônia, a serra e a costa do Peru.

Para López Aliaga, a prefeitura é uma espécie de prêmio de consolação, já que foi derrotado nas eleições presidenciais de 2021 pelo atual presidente, o esquerdista Pedro Castillo. O empresário terminou em terceiro lugar.

Chamado carinhosamente de "Porky" por seus seguidores, López Aliaga, de 61 anos, foi comparado ao presidente Bolsonaro durante a campanha de 2021, na qual revelou que era do Opus Dei e celibatário, e que se flagelava.

O empresário prometeu um "choque de investimentos" se eleito prefeito. O vencedor deve ser proclamado nos próximos dias pelo júri eleitoral, embora possa haver objeções de Urresti.

Quase 25 milhões de peruanos foram convocados às urnas para eleger 25 governadores regionais, 196 prefeitos provinciais e 1.694 prefeitos municipais. O voto é obrigatório no Peru.

A campanha não despertou entusiasmo e focou no prestígio dos candidato ao invés de propostas ou ideologias.

Nas províncias, os candidatos de movimentos locais sem ligação a partidos nacionais lideravam as eleições, mas os resultados finais serão conhecidos durante a semana.

fj/ljc/ll/ap

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições política Perú

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar