Jordânia liberta jornalista julgado por criticar o rei

Um jornalista jordaniano, Adnan al-Rusan, julgado em Amã por comentários críticos ao rei Abdullah II e altos responsáveis do reino, publicados nas redes sociais, foi libertado nesta terça-feira (13) sob fiança, anunciou seu advogado.

"Meu cliente Adnan al-Rusan (71 anos) foi libertado hoje pelo tribunal (...) em troca de uma fiança de 1.000 dinares (cerca de 1.400 dólares)", declarou à AFP Asem al-Omari.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Al-Rusan estava sendo julgado desde 22 de agosto.

Ele é acusado de "incitar conflitos, semear discórdia (...), espalhar notícias falsas que prejudicam o prestígio do Estado, caluniar um órgão oficial e humilhar um funcionário".

De acordo com seu advogado, al-Rusan está sendo processado por um artigo publicado no final de julho e por postagens no Facebook criticando "as intermináveis viagens do rei ao exterior... que se tornaram ridículas". Em seus escritos, ele exorta o monarca a "permanecer no país por um ano, sem viajar (...) para lidar com os problemas da nação".

A página do Facebook em que al-Rusan postou esses comentários em 23 de julho tem mais de 37.000 seguidores.

str-kt/feb/hj/jvb/mb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

justiça mídia direitos imprensa Jordania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar