Putin e Xi participarão na cúpula do G20 em Bali, afirma presidente indonésio

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega chinês, Xi Jinping, comparecerão ao encontro de cúpula do G20 de novembro na Indonésia, anunciou a presidência da nação asiática.

A presença dos dois chefes de Estado deve coincidir com a participação do presidente americano Joe Biden, em um momento particularmente negativo nas relações de Washington com Moscou e Pequim pela guerra na Ucrânia e as tensões a repeito de Taiwan.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até o momento a presença de Putin e Xi na ilha indonésia de Bali em novembro não estava confirmada. A Rússia está isolada por parte da comunidade internacional desde a invasão da Ucrânia e o presidente chinês limita suas viagens ao exterior devido à pandemia de covid-19.

Mas o presidente indonésio, Joko Widodo, afirmou em uma entrevista à agência Bloomberg que os dois comparecerão à reunião de cúpula.

"Xi Jinping virá. O presidente Putin também me disse que viria", declarou Widodo.

A Indonésia também convidou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O chefe de Estado da Ucrânia, país não é membro do G20, indicou que participará, pelo menos virtualmente.

Jacarta, que foi pressionada por países ocidentais para excluir Putin da reunião de novembro, mantém uma posição de neutralidade sobre o conflito na Ucrânia. Joko Widodo viajou este ano tanto a Kiev como a Moscou.

agn/jfx/jnd/avl/meb/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA Rússia G20 diplomacia China cúpula economia Indonesia Joko Widodo Xi Jinping Vladimir Putin

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar