Ilhas Salomão obtêm empréstimo de US$ 66 milhões da China

As Ilhas Salomão anunciaram na quinta-feira que conseguiram um empréstimo de 66 milhões de dólares da China para pagar à empresa Huawei a construção de 161 torres de telecomunicações no país insular do Pacífico.

O acordo é a primeira linha de financiamento recebida de Pequim desde a assinatura, em abril, de um acordo de segurança vago entre China e Ilhas Salomão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Será um empréstimo com prazo de 20 anos do banco estatal Export-Import Bank of China, que pagará pela construção das torres por parte do grupo de tecnologia chinês, informou o governo.

As Ilhas Salomão se aproximaram da China a partir de 2019, quando romperam laços com Taiwan e reconheceram diplomaticamente Pequim, o que provocou suspeitas da Austrália e dos Estados Unidos.

As potências ocidentais afirmam que a China poderia usar o acordo de segurança para construir uma base militar neste arquipélago do Pacífico, algo que o primeiro-ministro Manasseh Sogavare nega.

mmc/arb/mca/lb/dbh/meb/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IlhasSalomão China política empréstimos Manasseh Sogavare

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar