Exército ucraniano colocou civis em perigo, alerta Anistia Internacional

O exército ucraniano colocou os civis em perigo ao estabelecer bases militares em escolas e hospitais e lançando ataques a partir de áreas povoadas para conter a invasão russa, afirmou a ONG Anistia Internacional (AI) nesta quinta-feira (4).

Essas táticas violam o direito internacional humanitário, alertou a organização em um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Registramos uma tendência das forças ucranianas a colocar os civis em perigo e violar as leis da guerra quando operam em áreas povoadas", declarou Agnès Callamard, secretária-geral da AI.

"O fato de estar em uma posição de defesa não isenta o exército ucraniano de respeitar o direito internacional humanitário", acrescentou.

Entre abril e julho, especialistas de ONGs investigaram os bombardeios russos nas regiões de Kharkiv (leste), Donbass e Mykolaiv (sul). Eles inspecionaram os locais atingidos pelos ataques e interrogaram sobreviventes, testemunhas e parentes das vítimas.

Segundo a AI, os investigadores encontraram provas de que as forças ucranianas lançavam ataques a partir de áreas residenciais habitadas e estabeleceram bases em prédios civis de 19 cidades dessas regiões.

A organização apontou que outras opções, como operar em bases militares ou na floresta, não teriam colocado os civis em perigo. Também afirmou que, segundo suas informações, os soldados que se instalaram nessas áreas não pediram aos civis que se retirassem de lá.

Embora a ONG denuncie essas táticas, insiste que "não justificam de forma alguma os ataques russos indiscriminados" contra a população civil.

pau/es/pc/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia ONG direitos Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar