Ucrânia envia primeiro carregamento de grãos desde o início da invasão russa

O primeiro carregamento de grãos desde o início da invasão russa em fevereiro deixou o porto ucraniano de Odessa na manhã desta segunda-feira, 1, com um acordo que pretende aliviar a iminente escassez global de alimentos e fortalecer as finanças da Ucrânia.

O primeiro navio a ser enviado, o Razoni, partiu carregando 26 mil toneladas de milho com destino final em Trípoli, no Líbano, segundo o governo turco, que ajudou a intermediar o tratado. Espera-se que o graneleiro com bandeira de Serra Leoa chegue a Istambul amanhã (2) e continue trajeto após as inspeções.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Razoni foi escoltado por um navio das forças ucranianas por um território do Mar Negro repleto de minas, para evitar um ataque à cidade portuária estratégica no sul do país. Equipes de inspeção, incluindo funcionários da Turquia, das Nações Unidas e da Rússia, devem verificar os navios envolvidos no acordo sob o documento assinado em Istambul no mês passado.

O carregamento é o primeiro teste para permitir que a Ucrânia, uma das maiores exportadoras de grãos do mundo, comece a enviar ao exterior cerca de 20 milhões de toneladas do produto que a invasão da Rússia prendeu no país. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RÚSSIA/UCRÂNIA/GUERRA/GRÃOS/EXPORTAÇÕES/ACORDO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar