Londres comemora título histórico da seleção inglesa na Eurocopa feminina

Em meio a um mar de bandeiras e um clima de euforia, milhares de pessoas aplaudiram as jogadoras da seleção inglesa, campeã europeia, nesta segunda-feira, em Londres, ao final de uma competição que despertou um entusiasmo sem precedentes pelo esporte feminino.

Cerca de 7.000 pessoas se reuniram na Trafalgar Square para aplaudir as 'Leoas', um dia após a vitória na prorrogação sobre a Alemanha (2-1).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Estou muito, muito feliz", vibrou a pequena Lauren, de 8 anos, que compareceu à comemoração com seu irmãozinho de 7 anos e sua mãe Lisa Christie. "Foi incrível", lembrou a mãe sobre o jogo que assistiu pela televisão no domingo. "Precisamos de mais meninas" no futebol, acrescentou.

Mark Peters, de 45 anos, teve a sorte de estar em Wembley na final, ao lado de sua filha de 12 anos e de seu filho Lorenzo de seis anos.

Este pai de família espera que a vitória histórica incentive o futebol feminino, sobretudo porque a escola da filha não lhe oferece a possibilidade de jogar futebol. "Esperamos que isso mude!"

O sucesso das jogadoras inglesas acontece 56 anos após o último título da Inglaterra, com o triunfo dos homens no mesmo estádio de Wembley na final da Copa do Mundo de 1966, também sobre a Alemanha e na prorrogação (4-2).

Mais de 87.000 espectadores assistiram à partida nas arquibancadas do estádio londrino, um recorde para a competição, tanto no masculino quanto no feminino.

Na televisão, a partida foi assistida por até 17,4 milhões de telespectadores, um recorde para uma partida de futebol feminino, segundo a BBC.

Contando com 5,9 milhões de pessoas que acompanharam online, foi a transmissão mais assistida do ano.

"O futebol está voltando para casa", comemorou o ex-primeiro-ministro Boris Johnson no Twitter.

A rainha Elizabeth II parabenizou as 'leoas' após a vitória por seu sucesso "tão merecido".

jj-spe/gmo/bnl/iga/aam

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fbl GER Eurocopa Mulheres 2022 ENG Príncipe Guilherme Lauren Etame Mayer Boris Johnson Isabel II do Reino Unido

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar