EUA sanciona vendas de petroquímicos do Irã à Ásia

Os Estados Unidos sancionaram, nesta segunda-feira (1º), seis empresas acusadas de ajudar o Irã a exportar petróleo a países asiáticos, contornando as sanções de Washington a Teerã por seu programa nucelar.

Três empresas com sede em Hong Kong e outra nos Emirados Árabes Unidos foram sancionadas por colaborar com a iraniana Persian Gulf Petrochemical Industry Commercial Co. para enviar petróleo e petroquímicos por "milhões de dólares" a compradores não identificados do leste da Ásia, explicou o Departamento do Tesouro em um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As empresas faziam parte de "uma rede internacional de evasão de sanções" que ajudava o Irã a exportar enquanto batalhava contra a pressão econômica internacional, segundo o Tesouro.

Além disso, o Departamento de Estado colocou na lista negra duas companhias de transporte marítimo, uma de Quindao, China, e outra de Singapura, por ajudar a fretar petroquímicos iranianos.

Na lista também figura um navio-tanque de bandeira panamenha da empresa de Quindao.

As sanções bloqueiam os ativos dessas empresas nos Estados Unidos e proíbem cidadãos e entidades americanas de fazer negócios com elas.

pmh/st/gm/afa/ic/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EEUU Irán nuclear

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar