HRW denuncia 'técnicas de repressão' em Marrocos contra opositores

Jornalistas e opositores marroquinos, condenados por crimes comuns, particularmente de caráter sexual, têm sido alvo de "técnicas de repressão" desenvolvidas pelas autoridades marroquinas para os silenciar, diz a Human Rights Watch (HRW) num relatório publicado nesta quinta-feira (28).

"As autoridades empregam todo um manual de técnicas secretas para reprimir os oponentes, enquanto se esforçam para manter intacta a imagem de Marrocos como um país respeitador dos direitos", disse Lama Fakih, diretora da HRW para o Oriente Médio e Norte da África, citada em um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essas técnicas "formam um ecossistema de repressão destinado não apenas a silenciar vozes críticas, mas também a assustar todos os possíveis detratores do Estado marroquino", observa a organização de direitos humanos sediada em Nova York.

Este documento de 141 páginas se baseia em um estudo detalhado dos casos de jornalistas --como Omar Radi e Soulaimane Raissouni, os mais conhecidos-- e opositores para apoiar "as falhas processuais que afetam o trâmite desses casos" que são, na realidade, "ataques políticos encobertos".

bur/fka/hj/mis/zm/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mídia Marruecos journalistes direitos imprensa HRW Omar Radi Luis Lama

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar