Reino Unido substituirá Ucrânia como sede do Eurovision-2023

O Reino Unido entrou em acordo com a Ucrânia, vencedora do Eurovision deste ano, para substituí-la como sede e organizador da próxima edição do concurso, devido à invasão russa, anunciou o governo britânico nesta segunda-feira(25).

A BBC informou que o concurso vai celebrar uma grande parte da "cultura e legado da Ucrânia".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O ministro ucraniano de Cultura, Oleksandre Tkatchenko, afirmou ter "recebido a garantia" de que o Eurovision será organizado "em nome da Ucrânia", com a participação da emissora ucraniana e de seus apresentadores.

O grupo audiovisual público britânico, que transmite o Eurovision desde 1956, lançará nesta semana o processo de seleção da cidade anfitriã.

Também ficou definido que a Ucrânia estará automaticamente classificada para a final do próximo ano.

Grande favorita, a Kalush Orchestra venceu em maio a final do concurso com a canção "Stefania", uma mistura de hip hop e música tradicional, uma vitória muito simbólica em plena invasão russa. O britânico Sam Ryder conquistou o segundo lugar com "Space Man".

A última vez que o Reino Unido sediou um Eurovision foi em 1998, em Birmingham.

gmo/js/sg/mab/eg/jc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia música GB Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar