Rússia acusa Ucrânia de torturar prisioneiros de guerra

A Rússia informou nesta terça-feira que está investigando denúncias de tortura de soldados russos capturados pelas forças ucranianas e liberados durante uma troca de prisioneiros com a Ucrânia.

"O comitê de investigação russo verifica as acusações de tratamento desumano dos soldados russos prisioneiros na Ucrânia", afirmou em um comunicado o influente organismo responsável pelas investigações criminais na Rússia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rússia e Ucrânia anunciaram várias trocas de prisioneiros de guerra desde o início da ofensiva russa contra seu vizinho em 24 de fevereiro.

A mais recente aconteceu em 29 de junho e envolveu 144 ucranianos e o mesmo número de russos.

Alguns russos liberados na ocasião denunciaram "muitos atos de violência que sofreram" durante a detenção, segundo o comunicado, que cita espancamentos, tortura com eletricidade e privação de água ou alimentos.

Na semana passada, a Rússia informou que ainda mantinha mais de 6.000 prisioneiros de guerra ucranianos, sem mencionar quantos russos estavam detidos do outro lado da fronteira.

A Ucrânia acusa Moscou de vários crimes de guerra, o que as autoridades russas negam sistematicamente, inclusive em casos de acusações bem documentadas.

A Rússia acusa as forças ucranianas de abusos e de encenar os crimes atribuídos ao exército russo.

bur/fio/mab/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rússia prisioneiros Ucrânia prisioneros

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar