Comitê parlamentar de Israel dá luz verde à dissolução da câmara

Um comitê parlamentar israelense deu luz verde na madrugada desta terça-feira (noite de segunda, 27, no Brasil) a um projeto de lei para dissolver a assembleia legislativa, um passo crucial para a convocação de uma nova eleição antecipada, a quinta em menos de quatro anos.

Os deputados israelenses aprovaram na quarta-feira, em discussão preliminar, a dissolução da Knesset e a realização de novas eleições, após o primeiro-ministro Naftali Bennett anunciar o fim da coalizão diversa no poder desde junho de 2021.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Antes da votação, um comitê parlamentar analisou essa iniciativa, que abre caminho para eleições antecipadas em 25 de outubro de 1º de novembro.

Pouco depois de meia-noite, o grupo anunciou que havia terminado seus trabalhos e aprovado por "unanimidade" esse projeto de lei, que nas próximas horas deverá ser submetido ao plenário da Knesset em primeira discussão.

Seus 120 deputados precisam aprovar o texto em três discussões.

Por causa de um acordo de divisão de poder entre Bennett e o atual ministro de Relações Exteriores, Yair Lapid, o segundo será primeiro-ministro após a dissolução do parlamento, até a formação do próprio governo.

Em junho de 2021, os dois selaram um acordo histórico em Israel para uma coalizão de partidos de direita, centro, esquerda e um árabe que colocou fim aos 12 anos de governo de Benjamin Netanyahu.

Nas últimas semanas, a coalizão de Bennett sofreu vários revezes e foi fortemente fragilizada.

Em 6 de junho, a oposição obteve maioria e conseguiu que não fosse prorrogada uma normativa que prevê a aplicação da lei israelense aos mais de 475 mil colonos da Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel.

A dissolução da assembleia legislativa levaria à prorrogação automática da lei.

gl-jjm/elm/dbh/rsr/ic/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

governo política parlamento Israel

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar