PIB do Reino Unido registra queda de 0,3% em abril

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, pressionado pela inflação, registrou queda em abril pelo segundo mês consecutivo, com resultado negativo de 0,3%, depois da baixa de 0,1% no mês anterior, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) nesta segunda-feira.

O organismo destacou que o setor manufatureiro foi impactado, pois "algumas empresas afirmam ter sido afetadas pelo aumento dos preços dos combustíveis e da energia", explicou Darren Morgan, do ONS, no Twitter.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O retrocesso de abril também foi marcado pela queda dos gastos relacionados com a covid, o que significou "uma baixa expressiva (na atividade) no setor da saúde", segundo o ONS. O PIB, no entanto, está 0,9% acima dos níveis pré-pandemia.

Os economistas alertam que a inflação vai pesar na demanda dos consumidores nos próximos meses e, portanto, na atividade britânica. O Banco da Inglaterra prevê uma contração da economia britânica para o próximo ano.

A inflação no Reino Unido disparou e atingiu 9% em abril, em ritmo anual, um recorde em quatro décadas.

ode/es/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

índices economia GB Samuel Tombs Darren Morgan Isabel II do Reino Unido Rishi Sunak

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar