Grande desfile e piqueniques para encerrar o jubileu de platina da rainha Elizabeth II

Um grande desfile em Londres e dezenas de milhares de piqueniques patrióticos entre vizinhos encerram neste domingo (5) as comemorações dos 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II, em grande parte ausente devido à sua saúde.

Após duas breves aparições na varanda do Palácio de Buckingham na quinta-feira, a monarca de 96 anos não participou das grandes celebrações de seu jubileu de platina.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ela não compareceu ao serviço religioso na sexta-feira, nem às suas amadas corridas de cavalos no sábado, nem ao concerto em frente ao seu palácio, e não falou publicamente.

Ela deixou seus herdeiros, Charles, de 73 anos, William, prestes a completar 40, e George, oito, em primeiro plano, confirmando sua retirada gradual nos últimos meses e a impressão que muitos participantes tiveram das comemorações do fim de uma era, após um reinado sem precedentes que começou em 6 de fevereiro de 1952 em um Reino Unido que ainda era um império colonial e em recuperação do pós-guerra.

O Palácio de Buckingham não especificou se Elizabeth II fará uma última aparição neste domingo, durante o desfile que reunirá soldados, dançarinos, marionetistas e artistas, que terminará em frente ao palácio no final da tarde.

O evento porá fim aos quatro dias de celebrações, um parêntese para os britânicos em um momento de inflação descontrolada e escândalos políticos, com uma moção de desconfiança cada vez mais iminente contra o primeiro-ministro Boris Johnson.

A carruagem dourada de 260 anos usada para casamentos reais e coroações abrirá o desfile que celebrará "a rainha e o país" com um desfile militar e depois "os melhores momentos de nossas vidas" (70 anos de moda, música e cultura), "a vida da rainha" em 12 capítulos, antes de um final musical.

Ed Sheeran deve interpretar sua famosa balada "Perfect" em homenagem à rainha e ao príncipe Philip, seu marido que faleceu no ano passado.

Um dragão gigante, sete ônibus de dois andares e marionetes de corgis, a ração canina favorita da rainha, também estarão presentes.

Apesar do clima chuvoso, espera-se que milhões de pessoas participem de almoços e piqueniques entre vizinhos, celebrando com alegria o reinado histórico de uma rainha extremamente popular, próxima e misteriosa, símbolo tranquilizador de estabilidade em um século de grandes convulsões.

Em Windsor, 488 mesas foram colocadas na entrada para o castelo onde a rainha reside, enquanto o príncipe Charles e sua esposa Camilla se juntaram para almoçar em um campo de críquete.

Apesar de sua ausência no concerto organizado em sua homenagem na noite de sábado, Elizabeth II, conhecida por seu senso de dever, mas também por seu humor, reservou uma boa surpresa para seus súditos.

Ela gravou um pequeno vídeo em que toma chá com Paddington Bear, ícone da literatura infantil britânica. Ela então bateu com uma colher de prata sua xícara de porcelana, sincronizando com a abertura do show.

A audiência do evento atingiu um pico de 13,4 milhões de espectadores na BBC, um sinal da força da monarquia em um país muito dividido nos últimos anos devido ao Brexit.

Muitos dos participantes das festividades tinham consciência da dimensão histórica do momento.

Nunca um monarca britânico reinou por tanto tempo e é improvável que esse recorde de 70 anos seja quebrado no futuro, dada a idade de seus herdeiros.

"Inevitavelmente, essas comemorações tiveram um sabor de despedida", comentou o colunista Tony Parsons no tablóide The Sun.

"Houve uma alegria genuína nos últimos dias. Mas também há uma forte consciência de que nunca veremos um monarca assim novamente".

O Observer, um jornal de esquerda, considerou que este jubileu fez parte "de uma longa despedida que começou com a sua presença solitária no funeral do (marido) príncipe Philip no ano passado".

A transição está em andamento e, embora a rainha não tenha intenção de abdicar, fiel à sua promessa em 1947 de servir seus súditos por toda a vida, ela os está preparando para o que vem a seguir.

Seu herdeiro, Charles, a representa cada vez mais.

A sucessão promete ser delicada: Charles é muito menos popular que sua mãe, com 50% de opiniões favoráveis contra 75%.

Apenas 32% dos britânicos acham que ele será um bom rei (YouGov, abril de 2022).

E a monarquia se viu desafiada durante as recentes viagens de membros da família real sobre o passado escravocrata do Império Britânico.

bur-gmo/def/mr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

realeza gente GB jubilé Isabel II do Reino Unido Ed Sheeran Príncipe Carlos Tony Parsons Príncipe Filipe Camilla Shand Boris Johnson

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar