Governo e rebeldes no Iêmen acertam mais dois meses de trégua

O governo e os rebeldes huthis concordaram em renovar por mais dois meses a trégua em vigor desde 2 de abril - informou a ONU nesta quinta-feira (2), quando o atual acordo estava prestes a expirar.

"Gostaria de anunciar que as partes em conflito concordaram com a ONU em renovar a trégua atual no Iêmen por mais dois meses", disse o enviado especial da ONU para o Iêmen, Hans Grundberg, em um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Iêmen está mergulhado em um duro conflito desde que rebeldes huthis, apoiados pelo Irã, assumiram o controle da capital, Sanaa, em 2014.

No ano seguinte, uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita interveio no país para apoiar o governo.

Além de um cessar-fogo relativamente respeitado, a trégua incluiu uma série de medidas para aliviar o sofrimento da população, como a reabertura do aeroporto da capital, Sanaa, para voos comerciais, a facilitação do abastecimento de combustível e o levantamento dos cercos impostos a algumas cidades.

Grundberg destacou os "efeitos positivos concretos" da trégua para os cerca de 30 milhões de habitantes do país e fez inúmeras consultas para convencer as diferentes partes a renová-la. Ambos os lados pareciam querer manter suas respectivas posições apesar da pressão internacional.

"Para que a trégua possa atingir plenamente seu potencial, será necessário adotar medidas adicionais, em particular no que diz respeito à abertura de estradas e (à retomada das) operações de voos comerciais", acrescentou Grundberg.

"Continuarei colaborando com as partes para aplicar e consolidar plenamente todos os elementos da trégua e avançar rumo a uma solução política sustentável do conflito que satisfaça as aspirações e demandas legítimas de homens e mulheres do Iêmen", completou.

dm/kir/an-sag/bl/an/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito diplomacia rebelião Iêmen

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar