Vietnã anuncia 1ª vacina do mundo contra peste suína africana

O Vietnã anunciou, nesta quinta-feira (2), que desenvolveu, em colaboração com pesquisadores americanos, a primeira vacina no mundo a ser aplicada em porcos para combater a peste suína africana.

Na sexta-feira, as autoridades vietnamitas devem anunciar a autorização de comercialização da vacina apenas para o Vietnã.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Hanói também espera poder vender a vacina no exterior para ajudar países onde a epidemia está muito presente.

"A produção da vacina é um momento histórico (...). Também temos a exportação como objetivo", declarou o vice-ministro da Agricultura, Phung Duc Tien, na quarta-feira.

"Sua duração de imunidade é de seis meses", acrescentou Tien.

Inofensiva para os seres humanos, mas devastadora para o gado, a peste suína africana foi detectada pela primeira vez no Vietnã em fevereiro de 2019. Desde então, o país teve de sacrificar milhões de animais.

Até agora, não existia vacina comercializada para prevenir esta doença.

Entre janeiro de 2020 e abril de 2022, mais de 1,1 milhão de casos em suínos foram notificados em 35 países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

tmh-sde/pz/sag/an/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA animais vacinas agricultura Vietna

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar