Rússia corta o fornecimento de gás natural à Dinamarca, diz empresa dinamarquesa

A maior empresa de energia da Dinamarca, Ørsted, disse que a Rússia cortou o fornecimento de gás nesta quarta-feira, dia 1º, diante da recusa de pagar em rublos. Moscou suspendeu anteriormente o fornecimento de gás natural à Finlândia, Polônia e Bulgária pelo mesmo motivo. Na terça-feira, a torneira foi fechada para os Países Baixos.

A Ørsted disse que ainda esperava poder servir os seus clientes. "Estamos firmes na nossa recusa de pagar em rublos, e temos nos preparado para este cenário", disse o CEO Mads Nipper. "A situação sustenta a necessidade de a UE se tornar independente do gás russo, acelerando a acumulação de energias renováveis".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Ainda temos gás na Dinamarca, e os consumidores ainda podem ter gás entregue", disse Kristoffer Böttzauw, chefe da Agência Dinamarquesa de Energia."Mas temos planos prontos se a situação piorar", completou.

Uma vez que não há gasoduto que vá diretamente da Rússia para a Dinamarca, Moscou não poderá cortar diretamente o fornecimento de gás à Dinamarca, que ainda o poderá obter, a Ørsted disse. A mudança da Rússia significa que a Dinamarca deve comprar mais gás no mercado europeu, acrescentou a empresa. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RÚSSIA/UCRÂNIA/GUERRA/GÁS DINAMARCA Ørsted corte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar