Região do Pacífico recebeu compromisso renovado da Austrália 'muito positivamente'

As nações do Pacífico saudaram o compromisso renovado da Austrália na região "muito positivamente", disse o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese neste domingo (29), em um momento em que a China também tenta expandir sua influência na região.

As declarações do funcionário, transmitidas neste domingo pela Sky News, coincidem com a visita do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, à região, a fim de fortalecer a cooperação econômica e de segurança com essas nações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Especificamente, o responsável por Pequim está neste domingo nas Ilhas Fiji. Essa expansão da influência chinesa provoca a suspeita de países ocidentais, especialmente Estados Unidos e Austrália.

Albanese destacou que seu governo quer se comprometer mais com a luta contra as mudanças climáticas na região, mas também aumentar sua ajuda e apresentar o projeto de criação de uma escola de treinamento de defesa no Pacífico.

Essas ideias foram recebidas "muito positivamente" pelos Estados da região. Austrália e China estão travadas em uma luta por influência no Pacífico.

A assinatura, em abril passado, de um pacto de segurança entre a China e as Ilhas Salomão causou preocupação na Austrália.

Neste domingo, o chanceler chinês reuniu-se com o secretário-geral do Fórum das Ilhas do Pacífico, Henry Puna, que manifestou a sua preocupação com as alterações climáticas e a necessidade de recuperação econômica após a pandemia de covid-19.

"Saudamos os compromissos da China sobre as mudanças climáticas", disse Puna.

mmc/cwl/juf/pz/bl/me/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

diplomacia China economia Australia Henry Puna Wang Yi Anthony Albanese

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar