Ataque a quartel na fronteira Equador-Colômbia deixa dois feridos
Dois soldados ficaram feridos em um ataque armado contra uma instalação militar do Equador perto da fronteira com a Colômbia - informaram autoridades locais nesta terça-feira (17).
"Criminosos armados tentaram atacar as instalações do Batalhão de Selva nº 55 Putumayo", disse o Exército em um comunicado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Durante os acontecimentos, os indivíduos agrediram e feriram dois soldados, e dois rifles HK foram roubados", acrescentou.
Os agressores fugiram selva adentro, nesta remota região do nordeste do país.
As autoridades militares equatorianas alertaram seus homólogos colombianos na fronteira sobre o incidente, e o Ministério Público anunciou a abertura de uma investigação.
A fronteira entre Equador e Colômbia é domínio de grupos armados ilegais, incluindo dissidentes da agora dissolvido guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Em 2018, ataques atribuídos a esses rebeldes deixaram pelo menos sete mortos, entre soldados e jornalistas, dezenas de feridos, e dois civis foram sequestrados.
Depois de permanecer, por muitos anos, relativamente protegido da violência de seus vizinhos Colômbia e Peru - os dois maiores produtores de cocaína do mundo -, o Equador agora experimenta um aumento da criminalidade.
Em 2021, foram 14 assassinatos a cada 100.000 pessoas, quase o dobro de 2020.