Ucrânia quer lugar "reservado" na União Europeia

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, pediu nesta quinta-feira (12) que um lugar seja "reservado" para seu país dentro da União Europeia (UE), embora as negociações para uma adesão sejam longas.

"Ouvimos com frequência que a Ucrânia pertence à família europeia e é importante reservar este lugar para o país dentro da UE", declarou à emissora pública de televisão alemã ARD.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Não falamos de uma adesão da Ucrânia à UE o mais rápido possível, mas é importante que nos reservem este lugar", insistiu Kuleba.

Kiev apresentou sua candidatura para uma adesão à UE em 28 de fevereiro, poucos dias depois da invasão russa, mas alguns países expressam dúvidas a respeito.

O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou na segunda-feira que seriam necessárias "décadas" para que um país como a Ucrânia possa aderir à UE, mas sugeriu que Kiev passe a integrar uma "comunidade política europeia", que poderia contar, inclusive, o Reino Unido, que saiu da UE em 2020. A ideia recebeu o apoio do chanceler alemão, Olaf Scholz.

ylf/mat/pz/bl/es/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ucrânia UE conflito Rússia diplomacia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar