Mortes por overdoses nos EUA aumentaram 15% em 2021

Mais de 100.000 pessoas morreram de overdose de drogas nos Estados Unidos em 2021, quando a pandemia da covid-19 agravou uma crise impulsionada pelo fentanil e pelo acesso on-line a medicamentos falsificados - conforme dados divulgados nesta quarta-feira (11).

Especialistas dizem que pessoas com transtornos por uso de substâncias foram muito afetadas atingidas pelas alterações em seu dia a dia causados pela crise sanitária. As autoridades têm divulgado apreensões em quantidades recordes de medicamentos falsificados procedentes do México.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dados provisórios do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos mostram que houve 107.622 mortes por overdose em 2021, um aumento de 15% em relação aos 93.655 óbitos em 2020. Ainda assim, o aumento de 2021 foi metade do registrado no ano anterior: as mortes por overdose aumentaram 30% de 2019 para 2020.

O fentanil, um opioide sintético desenvolvido para tratar sintomas de dor crônica, foi de longe o maior culpado, responsável por 71.238 mortes. Depois dele, vêm as metanfetaminas cristais (metanfetamina), a cocaína e os opioides naturais (como heroína e morfina).

Em abril passado, o governo de Joe Biden anunciou uma estratégia nacional de controle de drogas para enfrentar a crise por dependências não tratadas e o tráfico de drogas.

Os números da pesquisa de 2020 mostraram que, entre as 41,1 milhões de pessoas que precisavam de tratamento por transtornos relacionados com o uso de substâncias, apenas 2,7 milhões (6,5%) receberam ajuda em um centro especializado no último ano .

O governo Biden está tentando expandir o acesso a tratamentos que podem salvar vidas, como medicamentos à base de naloxona, testes reagentes de drogas e programas de fornecimento de seringas. E solicitou um aumento no orçamento para as agências antidrogas e de controle de fronteiras para conter o fluxo de drogas ilegais no país.

ia/ad/yow/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA dependência saúde medicamentos Joe Biden

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar