Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Biden e presidente do Fed discutem combate à inflação

17:24 | Mai. 31, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu nesta terça-feira (31) com o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), Jerome Powell, em um incomum encontro para tratar do combate à inflação, após o qual reafirmou o respeito pela independência do Fed.

Biden, Powell e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, discutiram no Salão Oval da Casa Branca a "principal prioridade (do Executivo): responder à inflação para alcançar a transição de uma economia em reativação para um crescimento sustentado" e duradouro.

A reunião não é habitual, já que o governo de Biden tem mantido distância do Fed, uma entidade independente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Biden afirmou, em uma breve declaração à imprensa, que seu "plano" para controlar os preços "começa com uma premissa simples: respeitar a Fed, respeitar a independência do Fed".

O presidente observou ainda que os responsáveis pelo banco central estão "totalmente focados" no controle da alta dos preços, que é, junto com a busca pelo pleno emprego, a sua missão.

Powell, por sua vez, não se dirigiu aos repórteres.

A inflação abrandou em abril, depois de atingir um máximo de 40 anos em março. No entanto, continua alta, em 6,3% para a medição de 12 meses segundo o índice PCE, seguido pela Reserva Federal, e 8,3% pelo índice PCI, referência para o cálculo de pensões.

aue/nth/mr/yow/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar