Ucrânia quer visita de Macron antes do fim da presidência francesa da UE

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, declarou nesta terça-feira (31) que desejava que o presidente francês, Emmanuel Macron, visite Kiev antes do fim da presidência francesa da União Europeia, em 30 de junho.

"(Macron) é bem-vindo, não importa quando. Seria bom que Macron venha durante a presidência francesa da UE e o melhor seria que chegue com outras entregas de armas para a Ucrânia, é a ajuda mais valiosa que podemos receber da França", declarou Kuleba em entrevista ao canal francês LCI.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Macron, que visitou Moscou e em seguida Kiev em 7 e 8 de fevereiro, antes da invasão russa (24 de fevereiro), não retornou à Ucrânia desde então. Também é um dos poucos chefes de Estado europeus que mantém contato regular com o presidente russo, Vladimir Putin.

Várias autoridades europeias, assim como o chefe do governo britânico, Boris Johnson, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, visitaram Kiev desde o início do conflito.

A ministra francesa de Relações Exteriores, Catherine Colonna, viajou a Kiev na segunda-feira, a primeira visita de um representante francês desde o início da invasão russa. Uma visita do presidente francês estava na agenda, segundo Kuleba.

cf-rbj/fjb/sag/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia diplomacia Francia Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar