Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Estudantes manifestam-se no Chile por melhorias no sistema de ensino

17:46 | Mai. 27, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

Mil estudantes do ensino fundamental participaram nesta sexta-feira de uma passeata na capital chilena para exigir melhorias no sistema de ensino. Durante a manifestação, manifestantes encapuzados incendiaram um ônibus.

Os estudantes se reuniram na Avenida Alameda, principal artéria de Santiago, vestidos com seus uniformes escolares e mochilas, e manifestaram queixas contra o ensino público, alvo de críticas nas últimas décadas no Chile. Os estudantes reclamam da má alimentação e da infraestrutura ruim das escolas públicas.

O governo do presidente Gabriel Boric, ex-líder estudantil, que prometeu melhorias nas instituições públicas de ensino, recebeu os estudantes para ouvir suas demandas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante a marcha, que ocorreu em grande parte de forma pacífica, houve um episódio de violência, quando um grupo de encapuzados se afastou para parar um ônibus, removeu à força o motorista e os passageiros, quebrou janelas do veículo e ateou fogo ao mesmo. A polícia controlou o fogo e forças especiais reprimiram alguns estudantes.

Esse foi o terceiro ônibus incendiado durante um protesto estudantil nesta semana. Os alunos protagonizaram uma dezena de manifestações exigindo melhorias no sistema de ensino desde que Boric, 36, assumiu o cargo, em 11 de março.

msa/pa/yow/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar