Participamos do

Zelensky diz que Ucrânia não permitirá que Rússia 'se aproprie' da vitória sobre o nazismo

06:01 | Mai. 09, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

A Ucrânia não permitirá que a Rússia "se aproprie da vitória sobre o nazismo", declarou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, nesta segunda-feira, 9 de maio, dia em que Moscou celebra o triunfo na Segunda Guerra Mundial.

"Hoje celebramos o dia da vitória sobre o nazismo. Estamos orgulhosos de nossos ancestrais que, ao lado de outras nações da coalizão anti-Hitler, derrotaram o nazismo. E não permitiremos que ninguém anexe esta vitória. Não permitiremos que seja apropriada", disse em um vídeo em que aparece caminhando por uma avenida do centro de Kiev.

Zelensky citou várias cidades do leste e sul da Ucrânia atualmente sob controle das forças invasoras russas e afirmou que os ucranianos, durante a Segunda Guerra Mundial, expulsaram as forças da Alemanha nazista destas regiões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"No dia da vitória sobre os nazistas, nós estamos lutando por outra vitória. O caminho para esta vitória é longo, mas não temos dúvidas sobre nossa vitória".

"Nós vencemos na época. Vamos vencer agora", acrescentou o presidente ucraniano em referência à invasão russa de seu país, iniciada em 24 de fevereiro.

"Nosso inimigo sonhava que desistiríamos de celebrar o 9 de maio e a vitória sobre os nazistas para que a palavra desnazificação tivesse uma chance", completou.

A "desnazificação" da Ucrânia é a principal razão alegada pelo presidente russo, Vladimir Putin, para justificar a invasão.

Moscou organizará um desfile militar na Praça Vermelha para marcar a data da vitória sobre a Alemanha nazista em 1945, que é celebrada em 9 de maio nos países da ex-União Soviética.

bur-neo/uh/oaa/es/mis/me/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar