Turquia prepara o retorno de um milhão de refugiados à Síria

A Turquia, que acolhe em seu território 3,6 milhões de refugiados sírios, prepara o retorno de 1 milhão de deslocados à Síria, anunciou, nesta terça-feira (5), o presidente Recep Tayyip Erdogan.

"Estamos preparando um novo projeto que vai permitir o retorno voluntário de um milhão de irmãos e irmãs sírios acolhidos em nosso país", com a ajuda de ONGs e de organizações internacionais, declarou Erdogan.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O país dá acolhida em seu território a cerca de cinco milhões de refugiados, a maioria deles sírios e afegãos, após um acordo aprovado com a União Europeia em 2016.

Nesses anos foram registrados alguns incidentes, especialmente em meados de 2021, quando houve enfrentamentos entre refugiados e a população local devido à crise econômica e monetária.

Vários partidos da oposição turca pedem habitualmente que os refugiados sírios retornem ao seu país.

ach/rba/clr/an/mb/dd

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

refugiados Siria Turquía política

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar