Ministro do Petróleo do Irã visita Venezuela

O ministro do Petróleo do Irã, Javad Owji, realizou uma visita oficial à Venezuela, um importante aliado desse país asiático na América Latina para o qual vendeu combustível e outros derivados em meio a uma crise energética de dois anos.

Owji se reuniu com seu colega venezuelano, Tareck El Aissami, que publicou nesta segunda-feira (2) em sua conta no Instagram o momento em que o recebe em seu escritório, sem dar detalhes sobre sua agenda ou visita.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Irmão Javad, como está? Que prazer tê-lo aqui!", diz o ministro de Petróleo venezuelano enquanto estende a mão para o seu par iraniano.

A AFP tentou contato com o Ministério do Petróleo Local, mas não houve resposta.

Os laços bilaterais se estreitaram com a chegada do falecido líder socialista, Hugo Chávez (presidente entre 1999 e 2013), ao poder e foram reforçados com seu sucessor, Nicolás Maduro, que vê Teerã como um de seus principais aliados ao lado de China e Rússia.

As relações bilaterais se estreitaram ainda mais após as sanções que os Estados Unidos impuseram às exportações de petróleo da Venezuela e do Irã - ambos importantes produtores -, assim como a muitos funcionários e militares dos dois países.

Em 2020, em meio a uma aguda escassez de gasolina por uma brutal queda de petróleo, Teerã enviou à Venezuela navios carregados de gasolina e derivados para aliviar a crise.

No final desse ano, em uma visita a Caracas, o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, garantiu que seu país estaria "ao lado" da Venezuela.

ba/jt/llu/gf/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Venezuela Irã diplomacia política economia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar