EUA oferece recompensa para deter traficantes hondurenhos
Os Estados Unidos oferecem US$ 5 milhões de recompensa por informações que permitam deter e condenar a traficante de drogas hondurenha Herlinda Bobadilla, do clã Montes, e seus dois filhos, informou nesta segunda-feira (2) o porta-voz do Departamento de Estado.
Este clã importa, transporta e distribui drogas e lava o dinheiro do tráfico de drogas através da América Central, México e Estados Unidos, informou Ned Price em comunicado.
Desde que o terceiro filho de Herlinda, Noé Montes Bobadilla, condenado a 37 anos de prisão por tráfico de drogas, foi preso e extraditado em 2017, sua mãe e seus dois irmãos, Tito Montes Bobadilla e Juan Carlos Montes Bobadilla, têm desempenhado um maior "papel de liderança" no organização, acrescentou.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineEsta ação apoia os esforços do governo do presidente Joe Biden "para combater os efeitos desestabilizadores do crime transnacional na América Central", concluiu Price, dias depois de o ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández ser preso por um juiz de Nova York por acusações de tráfico de drogas cocaína e uso de armas.
A América Central é a região de onde vem a maioria dos migrantes que lotam a fronteira mexicana na esperança de entrar nos Estados Unidos, que atribuem essa onda migratória à pobreza, corrupção, drogas, violência e aos efeitos das mudanças climáticas em seus países de origem.
Mais de 75 criminosos transnacionais e traficantes de drogas foram levados à justiça desde que o Programa de Recompensas contra os Narcóticos (NRP) foi criado em 1986. O Departamento pagou mais de US$ 135 milhões em recompensas por informações que levaram a prisões e condenações.
erl/gm/am
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente