China elimina tarifas de importação do carvão

A China anunciou nesta quinta-feira a eliminação das tarifas sobre as importações de carvão, uma medida que provavelmente aumentará as emissões de CO2 do maior emissor mundial de gases de efeito estufa.

O país de maior população do planeta prometeu em 2020 começar a reduzir as emissões de carbono até 2030, mas 56% de seu balanço energético continua baseado no carvão, uma fonte de energia particularmente prejudicial para o clima.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em um comunicado, a Administração Alfandegária anunciou a suspensão da importação de carvão a partir de partir de 1º de maio e até 31 de março de 2023.

As tarifas cobradas sobre o carvão importado atualmente são de 3% a 6%.

A medida é adotada para "assegurar o abastecimento de energia do país e seu desenvolvimento", afirma um comunicado.

Depois de enfrentar uma escassez de energia elétrica nos últimos meses, o país asiático anunciou a retomada da produção de carvão e ordenou a suas minas que produzam "todo o carvão possível".

O país também iniciou projetos de centrais elétricas a carvão em 2021.

O consumo de carvão da segunda maior potência econômica mundial aumentou 4,9% no ano passado.

prw-bar/ehl/rhl/mis/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

China clima energia meioambiente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar