Participamos do

Rússia conquista várias localidades no leste da Ucrânia

10:06 | Abr. 27, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O exército russo conquistou várias localidades no leste da Ucrânia em uma ofensiva para tomar o controle da região do Donbass, anunciou nesta quarta-feira o ministério uraniano da Defesa.

As forças russas desalojaram o exército ucraniano de Velyka Komyshuvakha e Zavody, na região de Kharkiv, e tomaram o controle de Zarichne e Novotoshkivske, na região de Donetsk.

Zarichne fica a apenas 50 km do centro regional de Kramatorsk, onde dezenas de pessoas morreram há algumas semanas em um ataque russo contra uma estação de trem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Moscou anunciou este mês a retirada de suas forças da área da capital Kiev para concentrar esforços militares na captura de Donetsk e Lugansk, leste da Ucrânia.

O ministério da Defesa advertiu que as forças russas "continuam a ofensiva na direção de Nyzhnye e Orikhiv", na região central de Zaporizhzhia.

Separatistas pró-Rússia controlam as regiões de Donetsk e Lugansk desde 2014, quando o Kremlin anexou a península da Crimeia após protestos que provocaram a queda do então presidente ucraniano ligado a Moscou.

A Rússia afirma que a ofensiva no leste deve criar uma ligação terrestre entre o território sob controle controle separatista e a península no Mar Negro.

jbr/spm/zm/jvb/mas/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar