Gazprom informa que irá cortar fornecimento de gás para a Bulgária

A estatal russa Gazprom informou a companhia búlgara de gás Bulgargaz que o fornecimento do material será interrompido a partir desta quarta-feira, 27. Segundo comunicado emitido pelo Ministério da Energia da Bulgária, os pagamentos pelo gás foram realizados na forma na qual haviam sido exigidos, incluindo os prazos e cláusulas impostos pelo lado russo.

Por sua vez, diante de novas exigências, a parte búlgara avaliou que os procedimentos não eram os mesmos do contrato anterior, e que havia o risco do pagamento ser realizado sem que o gás fosse fornecido, disse o ministério. Segundo o comunicado, os responsáveis pela energia na Bulgária vem tomando passos para tentar garantir o suprimento, e, até o momento, nenhum medida de contenção de uso será necessária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mais cedo, a estatal PGNiG, companhia petrolífera da Polônia, confirmou que recebeu uma carta da Gazprom anunciando a suspensão completa dos fornecimentos de gás sob o contrato Yamal a partir desta quarta-feira. Por meio de comunicado oficial, a PGNiG afirma que monitora a situação e que manterá o mercado atualizado, estando preparada para diversos cenários. A empresa ainda diz que sua infraestrutura de transmissão está funcionando sem problemas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rússia guerra gás Bulgária fornecimento corte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar