Ucrânia anuncia acordo para retirada de civis de Mariupol

Ucrânia e Rússia anunciaram a abertura de um corredor humanitário nesta quarta-feira (20) para a retirada de civis de Mariupol, a cidade portuária do sul do território ucraniano cercada há semanas pelas tropas russas.

"Conseguimos chegar a um acordo preliminar sobre um corredor humanitário para mulheres, crianças e idosos", afirmou a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O corredor vai até a cidade ucraniana de Zaporizhzhya (sul).

"Levando em consideração a situação catastrófica em Mariupol, hoje concentramos nossos esforços nesta direção", acrescentou.

Desde sábado nenhum corredor humanitário estava em operação na Ucrânia, devido à falta de acordo com Moscou, que intensificou os ataques na região leste da Ucrânia nos últimos dias.

Quase 300.000 ucranianos deixaram suas cidades através destes dispositivos desde o início da guerra em 24 de fevereiro, de acordo com o ministério ucraniano da Reintegração.

"Desde o início da guerra, o governo ucraniano propôs mais de 340 corredores humanitários. Os ocupantes (russos) aceitaram quase 300 e, de fato, 176 funcionaram", afirmou o ministério, que acusa a Rússia de ter violado o cessar-fogo ou bloqueado os ônibus de retirada em várias ocasiões, o que Moscou nega.

bur-neo/cat/zm/es/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ucrânia conflito Rússia refugiados

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar