Participamos do

Ucranianos desafiam prazo para se render em Mariupol

14:04 | Abr. 17, 2022
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Depois de cercarem a cidade portuária de Mariupol por sete semanas, militares russos deram um prazo para que a resistência ucraniana se rendesse neste domingo. A Rússia disse que aqueles que abaixassem suas armas teriam "garantia de manter suas vidas". No entanto, mesmo horas após o prazo estipulado, os ucranianos não se renderam.

Ainda assim, Mariupol está à beira de cair para as forças russas, um movimento que daria a Moscou um avanço crucial na Ucrânia, já que a Rússia fracassou em invadir a capital Kiev.

Os militares russos estimam que há cerca de 2.500 combatentes ucranianos resistindo em Azovstal, uma enorme usina siderúrgica que conta com um labirinto de passagens subterrâneas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Todos aqueles que continuarem resistindo serão destruídos", disse o major-general Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia. De acordo com ele, as comunicações interceptadas indicam que havia cerca de 400 mercenários estrangeiros junto com as tropas ucranianas dentro da siderúrgica.

A captura de Mariupol liberaria Moscou para enfraquecer e cercar as forças de soldados ucranianos no leste da Ucrânia, onde a Rússia concentrou seus objetivos de guerra por enquanto.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, descreveu Mariupol como um "escudo defendendo a Ucrânia", enquanto as tropas russas se preparam para uma ofensiva em grande escala em Donbas, o centro industrial do leste do país, onde os separatistas apoiados pela Rússia já controlam parte do território.

(Com Associated Press)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
1