Presidente da Pfizer não exclui possibilidade de vacina multivariante em breve

Uma vacina contra a covid-19 que seja eficaz contra diferentes variantes antes do outono boreal "é uma possibilidade, mas não uma certeza", afirmou nesta quarta-feira (13) o presidente da gigante farmacêutica americana Pfizer, Albert Bourla.

"Espero que até o outono (boreal) - mas não é uma certeza - possamos ter uma vacina" que seja eficaz "contra tudo o que se sabe no momento", disse Bourla durante entrevista coletiva organizada pela Federação Internacional de Indústria Farmacêutica (IFPMA).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Pfizer realiza estudos para descobrir qual pode ser a melhor fórmula.

Juntamente com a alemã BioNTech, a gigante farmacêutica desenvolveu uma das primeiras vacinas contra a covid-19. Foi aplicada pela primeira vez no Reino Unido no final de 2020, menos de um ano após a doença ter sido detectada pela primeira vez na China.

Essa vacina de RNA mensageiro - como a da Moderna - teve sua eficácia reduzida contra a variante ômicron do vírus e suas subvariantes, embora ainda ofereça proteção altamente eficaz contra sintomas graves, internações e morte.

A Pfizer está atualmente testando diferentes vacinas e diferentes doses.

"Assim que soubermos qual é o melhor caminho a seguir, solicitaremos a aprovação" nos Estados Unidos, na Europa e em outras partes do mundo, declarou.

vog/lpt/sag/es/gf

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia vírus vacinas epidemia coronavírus saúde Albert Bourla

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar